Quantcast
Viewing all articles
Browse latest Browse all 5

Meio digital – Tudo mudou! Epa, mudou?

Image may be NSFW.
Clik here to view.
evolucao meio digital thumb Meio digital   Tudo mudou! Epa, mudou?

Esta semana me peguei deitado na cama pensando: “caramba, como as coisas mudaram em tão pouco tempo”. Mais engraçado que isso foi perceber que não nos damos conta da mudança daquilo que está ao nosso redor, que faz parte da nossa vida. O amigo que divide apartamento comigo perdeu mais de 50kg em dois anos. Quando a gente vê fotos antigas, simplesmente não acreditamos que é ele. A nossa impressão é a de que ele sempre foi da maneira que é hoje. Ok, mas que raios isso tem a ver com o texto que vocês vão ver logo abaixo? Nada. Foi um exemplo bem simples do que eu disse até agora.

Lendo algumas revistas Meio Digital, mais especificamente as ultimas três edições, percebi que todas tinham algo em comum: as mudança no meio digital. Tá, todo mundo sabe que o digital está ai, cresce a cada ano e veio pra ficar e blá blá blá. Mas pare pra pensar sobre o que mudou dentro de meio nos últimos anos.

Há menos de uma década, as animações mais poderosas que tínhamos eram GIFs animados. Um exemplo claro foi a recente comparação entre o site da Casa Branca no período Bush e agora no mandato de Barack Obama. O novo layout tem tudo a ver com o momento que vivemos e provavelmente acharemos que sempre foi daquela maneira dentro de alguns anos. Antes, criávamos sites gratuitos, como o HPG, agora são os blogs e microblogs. Divertido, não? Parece que os blogs sempre tiveram prensença garantida na internet.

Voltando às revistas, eles lançaram uma tese e pediram a opinião de grandes profissionais, como Adilson Xavier (presidente e diretor nacional de criação da Giovanni+DraftFCB), Adriana Cury (Chairwoman da McCann), Mentor Muniz Neto (sócio e diretor de criação da bullet), Paulo César Queiroz (vice-presidente de mídia da DM9DDB) e Paulo Stephan (vice presidente de mídia da Talent).

A tese era a seguinte:

“Mundo digital: the great big idea” seguida de um texto sobre as “big ideas” que são vencedoras de grandes festivais e sempre possuem o elemento digital presente ou onipresente. Depois, quatro perguntas foram feitas:

1 – Você concorda com a tese? Sim, não, por quê?

2 – Você acredita que o consumidor moderno se identificará mais e mais com campanhas que contenham soluções digitais? Por quê?

3 – No seu dia-a-dia de trabalho, essa “pegada” digital é uma preocupação sua e da equipe?

4 – Em que casos soluções digitais de comunicação não fazem o menor sentido?

Apesar da diversidade de profissionais, as respostas quase sempre eram as mesmas:

1 – Sim, pois hoje o digital está totalmente entre nós.

2 – Na maioria dos casos sim, pois o acesso a internet está aumentando, o consumidor moderno já nascerá na era digital e estará familiarizado com tudo.

3 – Sim, e em diversos casos é a maior preocupação, principalmente daqueles que trabalham em agências exclusivamente digitais.

4 – Somente em casos muito específicos, quando o publico ou a verba não permitem.

Legal, concordo com todos eles, mas não é engraçado como temos a impressão de que tudo sempre foi digital? Hoje as pessoas enlouquecem só de ficar alguns dias sem computador e/ou internet. Os maiores cases da propaganda brasileira em 2008 foram digitais (Fiat, GM, Skol Beats, Limão etc).

Pensem nisso, galera, pensem em como as coisas vão aparecendo e temos a impressão de que tudo sempre foi assim. Volte uns 10 anos ou pouca coisa mais no tempo e reflitam. Dá pra ficar muito tempo refletindo sobre : )

Meio digital – Tudo mudou! Epa, mudou? publicado originalmente na CASA DO GALO - O animal da publicidade.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 5