Então o que isso tudo significa?
É com a pergunta final do vídeo que começo meu artigo de hoje. Assisti algumas vezes e depois fiquei pensando em todos aqueles números, previsões, estatísticas, gráficos, curiosidades e profecias. É incrível como a humanidade evoluiu insanamente rápido nas últimas décadas, e na maior parte do tempo nós nem percebemos isso. Como o próprio vídeo aponta, para quem dirigíamos todas as perguntas feitas ao Google antes dele existir? Engraçado não? Engraçado e arrepiante.
Reflita um pouco depois de assistir: o que você faz hoje que não fazia ano passado? Ou há dois, três anos? O que exatamente você utiliza no seu dia-a-dia e que nem imaginava possuir há algum tempo? O dado sobre estudantes acerta em cheio a minha realidade. Quando comecei a faculdade, meio digital não era ainda uma grande oportunidade e centro das atenções. E olha que isso tem apenas quatro anos, pois acabo de me formar. Se eu olhar como foram os Projetos de Conclusão de Curso feitos ano retrasado já é possível notar a diferença entre estratégias utilizadas. Incrível.
Os computadores então, nem se fala. Minha primeira máquina possuía 2Gb de HD. Hoje digito este artigo de um notebook muito mais leve e rápido, com 3Gb… de memória RAM. E olha que ele não é nada comparado ao que já existe no mercado (a ASUS lançou recentemente um notebook com 12Gb de RAM). Quando era pequeno eu costumava ouvir fitas cassete das bandas favoritas. Depois passei pro CDs. Hoje posso baixar mais de 600 músicas por semana tranquilamente, por tudo em um pen drive/mp3 player para ouvir onde quiser. Lembra da cena de filme americano em que um cara anda com um rádio no ombro? Faça isso hoje e veja a reação das pessoas.
Filmes? Hahaha. Já consigo encontrar na net uma cópia em excelente qualidade do filme “X-Men Origins: Wolverine” que será lançado apenas dia 30 deste mês. Um pequeno exemplo para termos noção da velocidade dessa evolução. As coisas chegam muito mais rápido e por outros meios até o consumidor final.
No quesito celular sou um verdadeiro primata (e o celular também). Por mais bizarro que pareça, ele basicamente fala e envia mensagens. Fim. Se eu quisesse, poderia ter um celular onde digitaria este texto e enviaria por ele mesmo. Bacana, né? Isso já está ficando ultrapassado também.
E o mais curioso: o vídeo é de 2008. Já está ultrapassado, bem como tudo o que você acabou de ler. E o que tudo isso significa? Significa que agora passo a palavra a vocês.
PS: crianças, pirataria é crime, vide brief 27 do PSV : )
Então o que isso tudo significa? publicado originalmente na CASA DO GALO - O animal da publicidade.