Então a exausta buzzworld (ou seria buzzsubject?) do momento é a reviravolta no mundo da comunicação. Muito acontecendo, pouco sendo explicado. Intensa e constante assimilação.
No impulso de controlar a muvuca, criam-se modelos. É agência de marketing direto virando agência digital, agências digitais adentrando o espaço das tradicionais, tradicionais inovando no digital. Uma loucura só.
E o publicitês cresce. Branded Content, Transmedia Storytelling, SEO, SMO, etc.
É muita informação, como a Lenise clamou. Excesso de informação, escassez de profundidade. Pronto, não há como escapar da superficialidade em alguns assuntos. A Dercy faleceu? O São Paulo ganhou? Sim. Sabe lá de quê, onde e quando.
Para não deixar o bonde passar, é bom dedicar uns minutinhos para entender um dos grandes ganchos da bagunça: mídia social. Essa palavra você já conhece, né? Então me acompanha.
Mídia social é uma mistura de tecnologia, interação social e construção de conteúdo. É o bate-papo no mundo virtual. Seja em blogs, micro-blogs, comunicadores instantâneos, comunidades, fóruns ou uma das outras várias plataformas. Já se foi a época onde o cliente pedia “um site” para a agência e se orgulhava de “estar na web”. Hoje, quem não está nas redes sociais, não está na internet.
Perdeu força o monólogo do filme publicitário para televisão, do anúncio de revista ou do estático outdoor, e fortaleceu-se o diálogo. As pessoas acreditam muito mais em outras pessoas que em anúncios.
E a coisa só tende a crescer. Se já é assim nesta geração, dá para imaginar o que está por vir na geração de nativos digitais.
Essa geração gasta aproximadamente 16 horas por semana na web, tem uma média de 53 amigos online e 96% deles participam em redes sociais. Vai encarar? É como em um bate-papo casual. Não se trata de controlar a conversa, o objetivo é incentivar, encantar, inspirar e cativar com um bom papo. Oferecer algo de que as pessoas queiram falar.
Sabe tudo aquilo que você aprendeu ou está aprendendo na faculdade? Guarde contigo. E trate de se aprimorar em como estabelecer relações e diálogos.
*Post inspirado na apresentação de Marta Z. Kagan, evangelista de mídias sociais e profissional de marketing digital.
Um pouco mais sobre pessoas – do monólogo ao diálogo publicado originalmente na CASA DO GALO - O animal da publicidade.